Thursday, May 23, 2013

Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago

Ensaio sobre a Cegueira
As primeiras vítimas da epidemia de cegueira súbita, mergulhadas dum minuto para outro num mar de brancura leitosa, foram isoladas em quarentena num manicómio sem saída, guardados por soldados que tiveram ordem para matar qualquer que quisessem sair de lá.

Wednesday, May 15, 2013

Les Açores, Christian Rudel

Les Açores, un archipel au cœur de l'Atlantique
Livre de présentation pour voyageur curieux plus que guide de voyage, Les Açores de Christian Rudel nous présente l'histoire de cet archipel portugais situé à près de 1 500 kilomètres de Lisbonne, en plein océan Atlantique, de ses découvertes successives et de son peuplement, reflet de l'histoire européenne continentale.

Wednesday, May 8, 2013

Um conto

O pescador despertou com o raiar do sol. O mar estava calmo, sem ondas nas primeiras luzes do dia. Tinha dores por todas partes, estava tudo ensopado pela tempestade da noite.

O barco era apenas capaz de flutuar, o mastro destroçado, a vela, ou o que ficava dela, em farrapos.

Na água, prendida no bordo da barca, a rede tinha nas malhas dela uns detritos do mar, no meio dos quais se podia ver um peixe tão grande que não tinha podido caber na barca, se estivesse sido em tão mau estado.

O pescador usava o único remo que sobrava para dirigir o barco para a costa. Estava delirante de sede, as mãos dele estavam fendidas pelas bolhas, tinha os olhos semi-abertos para os proteger do sol. No seu delírio, ouvia uma ladainha lamurienta que se misturava com o som das ondas contra o barco.

Devia lutar contra ele mesmo para continuar a remar hora após hora. Mas o peso do peixe era tão grande que tinha de escolher: ou remar até a costa deixando o peixe lá e salvar a vida, ou expor-se a morrer no mar entando levar o peixe. Depois de um episódio de delírio ainda mais agudo, desatou a rede da barca.

Para lhe agradecer, a sereia puxou o barco até à costa.

Desde então, jamais a rede do pescador voltou vazía com a ajuda da nova amiga dele.

Wednesday, May 1, 2013

La théorie de l'information, Aurélien Bellanger

LesLa théorie de l'information, Aurélien Bellanger
Histoire circonstanciée et anecdotique des débuts de l'informatique française vus par Pascal Ertanger, né en 1967, geek avant l'heure comme pouvaient l'être les lecteurs de Science & Vie de l'époque, La théorie de l'information nous explique dans le détail l'ascension de ce jeune homme timide dans le monde du minitel rose, sa rencontre avec une danseuse de peep-show, sa vision d'entrepreneur et ses montages financiers avec le monde de la nuit, puis les débuts d'internet et les premiers fournisseurs d'accès avec leurs CD-ROM gratuits d'installation.